domingo, 27 de dezembro de 2015

O Livro Dos Vilões (Cecily von, Carina, Diana e Fábio)

O Livro dos Vilões é uma obra composta por quatro histórias com temas diferentes de contos de fada, só que aqui os personagens principais são os vilões. Ele foi escrito por quatro autores em que cada um conta um conto.
A primeira história é #stepsister - Sobre Sapatos e Selfies da autora Cecily von Ziegesar. Essa é a história das gêmeas Nastia e Dizzy, duas jovens altas, bonitas e super populares na rede social Instagram. As duas sempre conseguem o que querem dos outros de um jeito ou de outro. As meninas tem uma meia irmã chamada Cindy que é lerda e totalmente desconectada da vida, porém muito bonita. Cindy sempre faz o que as irmãs querem independente do que for, ela perdeu a mãe e isso foi um trauma por por conta disso ela parece estar presa a infância, basicamente uma criança em um corpo adolescente. Nastia e Dizzy estão atrás do sapato perfeito e pedem que a irmã vá atrás na liquidação da Loubountin, mas ela não os encontra no tamanho das gêmeas, que queriam para usar em um baile da escola. O gerente da loja, que é uma pessoa viciada no Twitter, tenta ajudar Cindy a ir ao mesmo baile, por ela ter o ajudado com a loja. Chegando lá ela conhece um príncipe e todas acham que ela é uma princesa, o que irrita as gêmeas que são apaixonadas pelo tal príncipe (gente como a gente).

O desfecho da história é algo surpreendente, porque ninguém é santo, todos ali parecem possuir uma máscara. As vilãs são típicas patricinhas mimadas e os heróis na verdade mentirosos aproveitadores. Acho a história uma crítica a mídia, a sociedade e seus muitos defeitos. As pessoas acreditam fácil no que ouvem e inventam coisas para o que veem. O que faz dessa história algo único nos contos de fadas.

A segunda história é a Menina Veneno da autora Carina Rissi. A personagem principal é Malvina, uma modelo extremamente bonita e bem sucedida. Ela era órfã e quando tinha 18 anos conheceu um bom homem, piloto, que lhe abriu as portas para um mundo melhor, eles se casaram depois de um tempo e ele morreu em um acidente deixando a tutela da única filha, Bianca, em suas mãos. Bianca é uma jovem com 17 anos, bonita, faminta (garota que come!), desinteressada da vida e assim como Malvina ela também é modelo. Por ser jovem Bianca pega um trabalho de Malvina e chama a atenção de um guitarrista que a madrasta estava interessada, além de conseguir uma pontuação máxima em aplicativo de beleza que Malvina adora e esse foi o ápice para ela bolar um plano de tirar Bianca da casa por um tempo, que acaba em tragédia.

A história é cheia de reviravoltas, é tão bom que você mal sabe o que sentir pelos personagens, pena, entendimento, amor, compaixão, raiva, decepção e sabe se lá mais o que. Uma das melhores histórias deste livro e te prova que aparência é apenas isso, aparência. A narração é perfeita, A Malvina é que narra a história dela e você vê que a personagem é orgulhosa e quando você quer sentir pena ela não te deixa, o que é incrível pois parece que ela está do seu lado contando sua história e não se deixando abalar por tudo de ruim que aconteceu.

A terceira história é Quanto Mais Afiado o Espinho escrita por Diana Peterfreund. Essa é a história de uma jovem descendente de uma família de bruxas. Malena não gosta de como sua família age perante os outros, muito menos de como são tratados e o que ela quer é ter amigos e ir para a escola. Durante o verão ela conhece e se torna amiga de três garotas na piscina comunitária e se apaixona pelo salva-vidas, Pierce. Malena e suas amigas Flo, Marie e Fawn saem e se divertem muito nesse tempo, a poucos dias das aulas começarem. A mãe de Malena permite que ela vá a escola se ela realmente se se dedicar a aprender mais sobre o que o seus ancestrais fazem. Em um noite Flo descobre que Malena faz parte da família das bruxas, ela perde as amigas, que a trocam por outra garota nova na escola chamada Rory, e ganha fama de bruxa já no primeiro dia de aula, mas isso não impede Pierce de se aproximar mais dela. Após um tempo ela descobre que ele e as ex-amigas a enganava e espalhava mentiras sobre ela. Começa então seu plano de vingança que não dão 100% certo, mas também não dá errado. No fim ela percebe o quão as pessoas são cruéis e passa a gostar mais do fato de ser uma bruxa.

Malena é julgada o tempo todo por causa de sua família. Você sente pena dela ainda mais por ela aceitar o bullying, até que em algum momento as pessoas esgotam a paciência dela e infelizmente ou felizmente aquilo se faz suficiente pra ela largar e desistir de seus sonhos e passar acreditar no ideias de sua família.

A quarta e última história é a mais bonita de todas, A Menina e o Lobo do autor Fábio Yabu. Ele conta todo o sofrimento que vive o Lobo Mau das histórias infantis, ele e os outros personagens vivem em um mundo paralelo ao mundo real governado pelo Narrador, esses dois mundos se conectam mas tiveram seus portais fechados até que o Lobo Mau recebe ajuda para fugir daquele lugar e ir para o mundo real onde ele conhece uma garotinha chamada Clara que se torna amiga dele. A mando do Narrador, o Caçador sai a procura do Lobo para capturá-lo e levá-lo de volta. O Caçador não mede esforços para conseguir pegar o Lobo o que ameaça a vida de Clara, como o Lobo Mau ama aquela garotinha ele sai correndo para salvá-la, no processo ele morre naquele mundo e ressuscita no mundo dos contos de fadas, onde o Narrador o aguarda.

Não tem como ler essa história e não se emocionar. Eu chorei muito e achei a história perfeita. Você sente pena do Lobo e fica feliz quando ele encontra a felicidade até que uma grande injustiça acontece, que é a sua morte naquele mundo. Mas a história da uma reviravolta tão grande que é capaz de emocionar até a pessoa mais séria. É de longe a melhor história do livro.

Editora: Galera Record 
Páginas: 320 
Nota: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário