sábado, 10 de janeiro de 2015

Nintendo Encerra Distribuição Oficial De Games No Brasil!

Sentirei Saudades!

A Nintendo divulgou uma nota nessa última sexta (9 de janeiro) dizendo que encerrou seu contrato de parceria com a Gaming do Brasil, distribuidora exclusiva de seus jogos e consoles. A Gaming do Brasil distribui os produtos da Nintendo no país pelos últimos quatro anos.

"O Brasil é um mercado importante para a Nintendo e lar de muitos fãs apaixonados mas, infelizmente, desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição atual no país insustentável. Estes desafios incluem altas tarifas sobre importação que se aplicam ao  nosso setor e a nossa decisão de não ter uma operação de fabricação local. Trabalhando junto com a Juegos de Video Latinoamérica, iremos monitorar a evolução do ambiente de negócios e avaliar a melhor maneira de servir nossos fãs brasileiros no futuro", disse Byll van Zyll, Diretor e Gerente Geral para América Latina da Nintendo of America.

Ao que se sabe a venda de jogos, consoles e acessórios da Nintendo durará enquanto houver estoque das distribuidoras e lojas de varejo. Os games em formato digital continuarão a ser comercializado no país pelo portátil 3DS, já que infelizmente não há uma loja eShop nacional para o Wii U, em entrevista van Zyll diz que a Nintendo está trabalhando para abrir a eShop para Wii U o quanto antes. Mesmo assim é complicado comprar qualquer coisa na eShop do Nintendo 3DS já que, se passaram mais de um ano e a Nintendo ainda não se adequou a regulamentação bancária que impede que cartões de crédito de bancos como, Bradesco, Santander e Itaú efetuem operações em lojas online que apresentam preços em reais mas cobram em dólares.

É chato ver que a Nintendo vai largar o Brasil se bem que nem sempre ela foi muito presente no país. Mas olhando por um lado positivo a Nintendo World, primeira revista de games licenciada no país, não vai ser afetada por isso e por tanto continuará com sua publicação.

Muitos fãs da Nintendo ficaram revoltados com a notícia, culpando até mesmo a própria Nintendo por não estabelecer uma fabrica nacional aqui, o que segundo van Zyll alega dizer que não é a solução certa que a Nintendo encontrou, "Como você pode imaginar, estabelecer um processo de fabricação é complexo e caro. Não é simples. É algo que pensamos e, no final, por conta de uma série de fatores, analisamos que o custo benefício da produção local não é a solução certa", van Zyll também diz que "o objetivo é voltar a vender oficialmente" no Brasil. "Temos um longo relacionamento com os 'Nintendistas'. Somos uma empresa paciente. Precisamos apenas das circunstâncias certas.".

O jeito agora é comprar os produtos fora e torcer para que a Nintendo volte o quanto antes. Sou Nintendista e falo por mim, vou sentir falta da Nintendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário