quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A Temível Redação Dos Vestibulares!

Foto: site Como Fazer
Fiz o Enem 2015 e tomei uma bomba na redação. Ela quebrou a minha nota. *triste e chateada* E eu estava achando que a minha pior nota seria qualquer outra matéria, ai nessas horas você vê o quão é importante estudar para fazer uma boa redação. Eu ultimamente estava estudando mais as matérias da prova e acabei deixando a redação de lado, confesso que estava um pouco despreocupada, mas esta prova me mostrou o quão eu errei ao não treinar para a redação.

Todos tem medo da redação, sem exceções, eu tenho, ainda mais agora, seja medo de fazer a redação, do tema, do tempo, do corretor. A redação apavora a galera mais do que todo o resto da prova. Já vi casos de pessoas deixarem de fazer a prova por ter que fazer a redação e até mesmo de no dia da prova não fazer a redação! Aposto que estão pensando: quanto menos concorrência melhor! Não fazer a redação porque não gosta ou porque tem medo é um absurdo, você passa a adolescência estudando para entra na faculdade e chegar na hora da prova não fazer porque tem redação? Aonde você for qualquer prova que for fazer terá uma redação, é inevitável fugir.

No Enem e vários outros vestibulares tem redação e quem não fizer zera a prova, ou seja, é como se você não tivesse feito a prova e ai você perdeu seu tempo estudando, seus dois dias fazendo prova porque não fez a redação. Tenso e acredite esses casos existem!

Faça a redação, mesmo que ela esteja difícil ou que você esteja com dificuldade no tema, na própria prova tem textos que possam te ajudar na redação fora os textos motivadores. Faça de tudo para não zerar a redação, não é porque você possa tirar nota baixa que signifique que você não tenha chance.

As redações do Enem todas tem um padrão, elas te dão um problema e querem que você o resolva. O tema vai ser sempre questões atuais. A dica é: faça uma vez por dia uma redação (procure temas atuais como por exemplo as manifestações e a escassez hídrica), pegue algumas e peça ao seu professor que avalie e corrija, para assim você saber o que tem que melhorar, se achar necessário refaça a redação.

Vi no site do Guia do Estudante dicas do que fazer e não fazer na redação, fique atento:
1. Deve-se evitar ao máx. a utiliz. de abrev. etc. 

2. É desnecessário empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico. 

3. Anule aliterações altamente abusivas. 

4. não esqueça as maiúsculas no início das frases. 

5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz. 

6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário. 

7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in. 

8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou?? ...então valeu!


9. "Porra", palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa "merda". 

10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações. 

11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto em que a palavra se encontra repetida. 

12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias". 

13. Frases incompletas podem causar 

14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou, por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes. 

15. Seja mais ou menos específico. 

16. Frases com apenas uma palavra? Jamais! 

17. A voz passiva deve ser evitada. 

18. Utilize a pontuação corretamente especialmente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação 

19. Quem precisa de perguntas retóricas? 

20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas. 

21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação. 

22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!" 

23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha. 

24. 
Não abuse das exclamações! Nunca!!! O texto fica horrível!!!!! 

25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão das idéias nelas contidas e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, dessa forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas. 

26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza. 

27. Seja incisivo e coerente; ou não... 

28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando dessa maneira irritante. 

29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras... nada de mandar esse trem... vixi... entendeu, bichinho? 

30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar, já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

Espero que isso ajude você que já está estudando ou começando a estudar. Eu desejo bons estudos e vitória no vestibular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário