domingo, 6 de abril de 2014

Nunca Julgue Uma Pessoa Pelo Que Ela Lê!

Foto: Algum lugar do Tumblr

A um tempo atras, quando estava indo pro curso, eu levei um livro para ler no ônibus, o livro era As Aventuras do Caça Feitiço - O Aprendiz, e eu sentei na cadeira de frente para o cobrador e comecei a ler, então eu reparei que o cobrador não parava de ficar olhando para mim e para o livro e algumas pessoas que passavam por mim faziam a mesma coisa e foi estranho porque no começo não tava entendo o que estava acontecendo. Quando faltava poucas paradas para eu descer e já não tinha tanta gente no ônibus o cobrador me olhou, sorriu e perguntou, "por que esse livro não pode ser lido a noite?", foi ai que me toquei porque ele e as outras pessoas estava me olhando com curiosidade, pois atras do livro, que a propósito é preto, está escrito "CUIDADO: Não deve ser lido à noite!", eu que tomei um susto com a pergunta, pois naquele momento me veio na cabeça o que será que as pessoas deviam imaginar sobre o que era o livro por ter um aviso um tanto o quanto, macabro, estranho, assustador, então após olhar a expressão do cobrador eu fechei o livro, sorri e disse, "é um livro de terror, por isso tem o aviso no verso!", ai ele fez aquela cara de "Hãã, sim!", foi uma cena engraçada e depois de descer do ônibus eu ri porque embora o livro tenha o aviso ele é de suspense e eu nem sei porque que eu falei terror.*risos*

Um dia depois do caso "livro de terror no ônibus", eu fui na casa da minha tia visitá-la, eu cheguei lá com um livro na mão e o coloquei em cima da mesa e entrei no quarto para ver o meu novo priminho bebê e os meus outros primos, fiquei um pouco lá e pouco antes deu ir embora ela viu meu livro e perguntou se era meu e eu acenei que sim, foi ai que minha tia começou um discurso sobre o livro, que era A Trilogia do Mago Negro - A Aprendiz, ela falou que era coisa ruim e que livros do tipo tinham um fundo de verdade, só pra constar minha tia é Testemunha de Jeová, ela também disse que proibiu os filhos dela de ler esses tipos de livros, eu havia emprestado minha coleção do Percy Jackson para meu primo e ela falou para ele me devolvê-lo, eu achei tudo aquilo um preconceito e falei também, "que tipo de livro? Ficção? Fantasia? Pois é exatamente o que esse livro é e mais tantos outros por ai trata!", achei ridículo o que ela disse e ai a gente passou uns 15 minutos debatendo o assunto. Fiquei super chateada com a atitude dela e pensei nas tantas outras pessoas que devem ter o mesmo pensamento que minha tia.

Se você lê um livro de romance as pessoas já imaginam que você é romântico, mas se você lê um livro de terror ou ficção o que elas vão pensar? Meu gênero de livro favorito é de fantasia, gosto muito dessas histórias incríveis, desses mundos mágicos e lindos, não deixarei de ler um livro que acho interessante só porque alguém vai achar algo ruim de mim. Não é por que você lê um artigo de assassinato no jornal que você se tornará assassino.

Se tem algo que eu detesto é julgamento, ainda mais de julgamento de pessoas conhecidas e não sabem nada sobre mim. Não seja hipócrita, não julgue ninguém e não deixe de fazer o que quer porque alguém vai te olhar de mal.

E você leitor, já passou por algo assim? Compartilhe sua experiência aqui!

"Nunca julgue um livro pela capa, pois o seu conteúdo pode ser surpreendente." - Artur C. Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário